Na descrição das mensagens diplomáticas dos Estados Unidos reveladas pela organização não governamental WikiLeaks, o futuro presidente e secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, é um "autêntico elitista", "extremamente ambicioso" e "pouco ideológico". Conhece bem o Ocidente, é generoso, leal e apaixonado por artes marciais.
Esse perfil foi traçado por um velho amigo de Xi chamado apenas de O Professor.
Xi foi eleito em outubro de 2010 vice-presidente da poderosa Comissão Militar do Comitê Central do PC, o que o coloca como primeiro na linha de sucessão ao atual presidente, Hu Jintao. Deve herdar a liderança do partido em 2012 e a chefia do governo em 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário