quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Le Monde: desafio de Dilma é não decepcionar

Em editorial publicado hoje, Le Monde, o principal jornal da França, observa que a presidente eleita Dilma Rousseff, que toma posse em 1º de janeiro de 2010, herda uma herança benéfica do presidente Lula: democracia consolidada, sem inflação e com bons indicadores econômicos de crescimento, emprego e consumo, além de uma fabulosa riqueza petrolífera na camada pré-sal.

Milhões de brasileiros conseguiram empregos fixos e saíram da miséria, observa o editorial. Mas ressalva que "o ensino continua mediocre e desigual. O sistema de saúde funciona a duas velocidades. A violência e a insegurança gangrenam as grandes metrópoles. O nepotismo e a corrupção marcam a vida pública de um país onde a política é vista como uma maneira fácil de enriquecer". 

Dilma terá muito trabalho, continua Le Monde: "A infraestrutura exige um desenvolvimento rápido para o Brasil enfrentar os desafios de organizar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016". 

Lula deixa um país respeitado internacionalmente, um ator importante que já atrai críticas, como na aproximação com o Irã. Dilma mostrou uma diferença neste aspecto, destaca Le Monde, ao defender os direitos humanos das mulheres.

Sem o carisma nem a oratória de Lula, conclui o jornal, ela terá de se emancipar da tutela para não decepcionar a opinião pública, que espera um governo ainda melhor do que o de Lula.

Nenhum comentário: