terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vargas LLosa quer evitar eleição de Keiko Fujimori

Na sua volta a Lima pela primeira vez depois de receber o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, em Estocolmo, na Suécia, na semana passada, o escritor peruano Mario Vargas Llosa declarou que pretende se envolver na campanha presidencial do próximo ano no Peru, no segundo turno, se Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, tiver chance de vencer.

"Se a filha do ditador que foi condenado a 25 anos de prisão como criminoso e ladrão puder se tornar presidente, eu serei um dos peruanos que tentarão impedi-la", declarou o escritor.

Fujimori derrotou Vargas Llosa no segundo turno da eleição presidencial de 1990. Dois anos depois, fechou o Congresso e interveio na Suprema Corte. Reeleito duas vezes, fugiu do país no ano 2000, refugiando-se no Japão.

Quando tentou voltar ao Peru antes da última eleição presidencial, foi preso no Chile e extraditado para responder por crimes de corrupção e violações dos direitos humanos na luta contra os grupos guerrilheiros de esquerda Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Tupac Amaru.

Nenhum comentário: