O Irã bloqueou o sítio do jornal espanhol El País, que publicou um documento da diplomacia dos Estados Unidos vazado pelo WikiLeaks afirmando que o comandante da Guarda Revolucionária, Ali Jafari, esbofeteou o presidente Mahmoud Ahmadinejad numa discussão que se seguiu à crise provocada pelas denúncias de fraude na eleição presidencial de 12 de junho de 2009.
Ahmadinejad teria defendido maior liberdade de expressão para aliviar a pressão da opinião pública. O chefe da guarda disse que a culpa da crise era do presidente, irritou-se e o atacou, de acordo com o relato de uma fonte do Departamento de Estado.
A milícia Bassij, um grupo paralimitar ligado à Guarda Revolucionária, reprimiu os protestos na época, matando pelo menos 30 pessoas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário