terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chávez pede poderes especiais por um ano

O presidente Hugo Chávez pediu hoje poderes especiais à Assembleia Nacional da Venezuela para governar por decreto por um ano, a pretexto de combater o impacto de enchentes que deixaram 130 mil desabrigados.

A Lei Habilitante deve ser aprovada até quinta-feira, já que o governo tem ampla maioria no parlamento. Mas a oposição, que boicotou as eleições de 2005 e está voltando ao parlamento em 5 de janeiro de 2011, denunciou a manobra como um golpe para anular o resultado das eleições deste ano e dar poderes ditatoriais a Chávez.

Embora o Partido Socialista Unido da Venezuela mantenha a maioria na nova Assembleia Nacional, não teria condições de aprovar matérias que exijam maioria qualificada de dois terços.

Em reunião ministerial transmitida pela televisão, Chávez aconselhou a oposição a tomar calmantes. Já estão sendo preparados decretos-leis para aumentar o imposto sobre circulação de mercadorias e reformar a Lei de Telecomunicações. A oposição acusa o governo de querer silenciar a única televisão independente de sinal aberto do país, a Globovisión.

Nenhum comentário: