Uma série de bombas explodiu ontem, na véspera do Natal, em vilas próximas à cidade de Jos, no centro da Nigéria, onde centenas de pessoas morreram em conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos ao longo do ano. Outras 50 pessoas saíram feridas.
No Norte do país, pelo menos seis pessoas morreram em ataques a igrejas na cidade de Maiduguri.
A Nigéria é um país dividido entre o Norte, majoritariamente, muçulmano, e o Sul, predominantemente cristão. Jos fica no centro. É um dos pontos de maior tensão entre as duas comunidades, mas analistas atribuem os conflitos mais à miséria, com a religião servindo mais como justificativa para a violência.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário