segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Morre diplomata americano Richard Holbrooke

Depois de sofrer um colapso durante uma audiência com a secretária de Estado, Hillary Clinton, por causa de uma ruptura na aorta e de ser submetido a duas cirurgias de emergência num total de 20 horas, morreu agora há pouco o ex-subsecretário de Estado americano Richard Holbrooke.

Holbrooke, que trabalhava ultimamente como enviado especial do governo Barack Obama para o Afeganistão e o Paquistão, tinha uma longa lista de serviços prestados à diplomacia dos Estados Unidos.

Seu sonho era trabalhar para o jornal The New York Times. Como não foi aceito, entrou para o Departamento de Estado. Ele foi o principal negociar americano nos Acordos de Dayton, de novembro de 1995, que puseram fim às guerras entre a Sérvia, a Croácia e a Bósnia-Herzegovina.

Os presidentes dos três países foram levados para uma base militar em Dayton, no estado de Ohio, e só saíram de lá depois de assinar a paz. Holbrooke era um negociador duro. Peitou várias vezes o presidente afegão, Hamid Karzai, por fraude eleitoral e corrupção generalizada

Se o vice-presidente Al Gore tivesse ganho a eleição presidencial de 2000 de George W. Bush, provavelmente Holbrooke teria sido seu secretário de Estado.

Nenhum comentário: