O ministério das Relações Exteriores linha dura de Israel, Avigdor Lieberman, declarou hoje que a simples definição das fronteiras não resolve o conflito no Oriente Médio. Ele repudiou o reconhecimento de uma Palestina independente, nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967, anunciado recentemente pela Argentina e pelo Brasil.
Antes da reunião ministerial deste domingo, Lieberman defende a retomada das negociações diretas com os palestinos, mas sem precondiçoes. A Autoridade Nacional Palestina suspendeu as negociações na semana passada, exigindo o fim da colonização dos territórios árabes ocupados.
Para o chanceler israelense, o problema central é a segurança. Lieberman lembrou que as retiradas do Sul do Líbano e da Faixa de Gaza não reduziram os ataques contra Israel lançados dessas regiões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário