Em discurso hoje no Congresso da Índia, o presidente Barack Obama vai defender a a aproximação entre o país e o vizinho Paquistão, dois inimigos históricos que já travaram três guerras.
"Pode ser uma surpresa para muitos de vocês", declarou o presidente dos Estados Unidos em encontro com estudantes indianos, "mas o país que tem mais a ganhar com o sucesso do Paquistão é a Índia. Um Paquistão instável é ruim para a Índia".
Obama deve apoiar iniciativas do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, para melhorar as relações com o Paquistão criticadas pela oposição. Os EUA acreditam que a melhoria das relações entre Índia e Paquistão ajudaria a combater o extremismo muçulmano e o terrorismo na região do Sul da Ásia, que inclui o Afeganistão
Nesta terça-feira, Obama segue para a Indonésia, o maior país muçulmano do mundo e a terceira maior democracia, onde ele viveu quatro anos de sua infância. Depois, segue para a reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (19 países mais ricos do mundo e a União Europeia), a ser realizada em Seul, na Coreia do Sul, em 11 a 12 de novembro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário