Por 56% a 44%, os eleitores da Califórnia rejeitaram ontem a Proposição 19, que legalizava o cultivo, o uso recreativo e a posse de até uma onça (28,35 gramas) de maconha. A proposta teve mais de 1,25 milhão de votos, mas não passou.
Nos últimos dias, o presidente do México, Felipe Calderón, que declarou guerra aos traficantes de drogas, criticou duramente a possível legalização da maconha, alegando que os mexicanos estão pagando com suas vidas pelo uso recreativo de drogas nos Estados Unidos.
O secretário da Justiça dos EUA, Eric Holder, também falou contra a proposta, advertindo que o governo Barack Obama iria continuar aplicando na Califórnia a legislação federal que proíbe o uso recreativo da droga.
Outra questão que ajudou a derrotar a iniciativa foi a suposição de que traficantes de outros estados aproveitariam a lei californiana para produtir ou comprar maconha no estado para distribuí-la no resto do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário