quarta-feira, 7 de abril de 2010

Irã reage com fúria à doutrina nuclear dos EUA

O presidente radical do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reagiu furiosamente hoje contra a revisão da política nuclear dos Estados Unidos e ameaçou com uma resposta "contundente".

Em discurso na cidade de Urmia, no Norte do Irã, Ahmadinejad acusou Obama de ser "um jovem amador e inexperiente", de agir como um cowboy a serviço de Israel e de fazer ameaças que outros líderes americanos supostamente mais fortes do que ele não conseguiram cumprir.

A nova doutrina nuclear anunciada ontem determina que os EUA não vão atacar países sem a bomba atômica que respeitem o Tratado de Não Prolifeiração Nuclear.

Sem dúvida, o governo Obama está mandando um recado clara à Coreia do Norte e ao Irã: eles podem ser alvo de um ataque nuclear americano. Daí a indignação do dirigente iraniano.

"Eu o aconselho a tomar cuidado", afirmou Ahmadinejad. "Se quiser seguidas as mesmas políticas erradas de George Bush, terá a mesma resposta contundente".

Sob pressão da China, o ministro do Exterior do Irã, Manouchehr Mottaki, declarou que a possibilidade de enviar urânio para enriquecimento no exterior ainda pode ser negociada.

Nenhum comentário: