O produto interno bruto da Grécia caiu 0,8% no quarto trimestre de 2009 e 2% no ano como um todo, e os cálculos de dívida e déficit foram feitos com queda de 0,5%.
O risco da Grécia subiu de 275 para 302 pontos básicos (diferença que o país deve pagar em juros a mais na comparação com títulos do mesmo prazo dos EUA). Negociadores franceses compararam a Grécia ao banco Lehman Bros: não merece ser salva, mas sua falência vai criar um problema muito maior, com riscos para os bancos europeus.
Enquanto o ministro do Exterior da Alemanha, Guido Westerwelle (5162) advertira que não haverá cheque em branco para a Grécia, o jornal inglês The Guardian afirma que a primeira-ministra Angela Merkel teria se oposto a um resgate rápido da Grécia.
• A produção industrial da Eurozona caiu 1,7% em dezembro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário