As crianças estão expostas demais a imagens sexualizadas, concluiu um relatório divulgado hoje em Londres, na Inglaterra.
Entre as recomendações, só vender revistas masculinas ensacadas e para maiores de 15 anos, e só permitir a exibição de videoclipes de música com imagens com mensagem sexualizada.
"A sexualização está em toda parte", afirma a psicóloga responsável pelo estudo, Linda Papadopoulos. "Está nas roupas para crianças, nos videogames, nas letras das músicas, na propaganda, na televisão e numa grande variedade de representações dos gêneros masculino e feminino na cultura ocidental."
Assim, as crianças são pressionadas a assumir papéis sexuais muito antes da maturidade sexual. Isso afeta o comportamento e a saúde física e mental.
Os principais alvos das recomendações são a propaganda, os meios de comunicação e o setor educacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário