O general Alexander Haid, ex-secretário de Estado americano e ex-comandante militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), morreu hoje aos 85 anos.
Quando o presidente Ronald Reagan foi baleado, em 30 de março de 1981, com apenas 69 dias de governo, o general declarou: "Eu estou no controle".
Isso seria um golpe de Estado, já que o sucessor legítimo era o vice-presidente George Bush, que assumiu o governo interinamente até a recuperação de Reagan.
Haig foi assessor de três presidentes: Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan. Como último chefe da Casa Civil do presidente Richard Nixon (1969-74), antes de sua renúncia por causa do Escândalo de Watergate, teria negociado a saída de Nixon em troca do perdão presidencial por seus crimes dado por Ford. Mas sempre negou isso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário