Por 7 a 2, o Supremo Tribunal da Colômbia rejeitou ontem a convocação de um plebiscito para que o presidente Álvaro Uribe pudesse concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
Uribe terá de entregar o poder em 7 de agosto. Começa imediatamente a campanha para a eleição presidencial de 30 de maio de 2010.
Com 80% de aprovação, Uribe era considerado o grande favorito.
A ex-ministra do Exterior Noemí Sanín de Rubio e o atual ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, já manifestaram a intenção de se candidatar.
Santos pode ser o candidato do presidente Uribe, que conquistou uma enorme popularidade ao reduzir em 90% por cento o número de sequestros e mortes atribuídos aos grupos guerrilheiros de esquerda.
Rafael Partido deve ser o candidato do Partido Liberal, de onde saiu Uribe, um conservador. Noemí Sanín e Andrés Felipe Arias disputam a candidatura do Partido Conservador. Sergio Fajardo concorre como independente, Gustavo Petro pelo Polo e Germán Vargas pelo Cambio Radical.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário