sábado, 20 de fevereiro de 2010

Grécia tenta levantar 3 a 5 bilhões de euros

A Grécia está para fazer um lançamento de bônus de sua dívida soberana no valor de 3 a 5 bilhões de euros, cerca de US$ 4 bilhões a US$ 6,7 bilhões, revelou nesta noite o jornal inglês Financial Times, principal diário econômico-financeiro da Europa.

Será um teste para a capacidade do país de levantar dinheiro no mercado para honrar suas dívidas e equilibrar as contas públicas.

Em 2009, o governo grego arrecadou 53 bilhões de euros, cerca de 5% do produto interno bruto do país. Fechou o ano com um déficit orçamentário de 12,7% do PIB.

Para 2010, a expectativa é que a dívida pública chegue a 125% de tudo o que o país produz em um ano menos as importações.

A crise da dívida da Grécia ameaça contagiar outros países da zona do euro, especialmente Portugal, Irlanda e Espanha, mas a União Europeia se nega a socorrer diretamente o país. Isso contrarias os tratados constitucionais da UE e criaria um precedente perigoso capaz de gerar irresponsabilidade fiscal.

Na Alemanha, o país mais rico da Europa, que teria de arcar com a maior parte do custo de um resgate de outros países, há uma forte oposição a uma ajuda direta à Grécia ou a qualquer outro país endividado além de sua capacidade de pagar.

Com um lançamento de títulos da dívida, sempre existe a possibilidade de que os governos entrem no mercado, caso agentes privados não se interessem pelos bônus da dívida soberana da Grécia.

Mas a pressão da UE é para que a Grécia adote uma solução de mercado, vendendo títulos, combatendo a sonegação de impostos e cortando gastos públicos, o que é o mais difícil e ameaça trazer a recessão de volta.

Nenhum comentário: