Um pequeno grupo de 10 artistas plásticos chineses protestaram hoje contra a censura na Praça da Paz Celestial, em Pequim, a capital da China.
O pequeno grupo se reuniu na Avenida da Paz Eterna e marchou até a Praça da Paz Celestial com três faixas pedindo respeito aos direitos civis. Outro manifestante filmava tudo e dois jogavam as imagens no Twitter.
Quem organizou a manifestação foi Ai Weiwei, em protesto contra a demolição de um quarteirão com casas que eram usadas como estúdio e contra a censura na Internet, que se tornou ainda mais dura.
Agora, para abrir um sítio de Internet na China é preciso se apresentar as autoridades com documentos de identificação.
A Praça da Paz Celestial é um lugar especialmente sensível para o regime comunista chinês. Lá, em 4 de junho de 1989, o Exército Popular de Libertação massacrou o movimento estudantil pela liberdade e democracia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário