O maior partido sunita do Iraque decidiu boicotar as eleições parlamentares de 7 de março depois que dois de seus líderes foram vetados por ligações com o proscrito partido Baath, base da ditadura de Saddam Hussein (1979-2003).
Centenas de candidatos foram vetados, na maioria ex-baathistas. A decisão revoltou a comunidade sunita, que acusa o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki.
Em 2005, os sunitas boicotaram as eleições parlamentares iraquianas e ficaram subrepresentados na Assembleia Nacional.
Os xiitas são cerca de 60% da população do Iraque e foram discriminados e atacados durante a ditadura de Saddam.
Os sunitas mandavam no país desde que o Império Otomano derrotou o Império Persa e assumiu o controle da região, em 1638. Perderam poder com a queda de Saddam e ainda não se adaptaram à nova ordem. Sua inclusão é fundamental para evitar uma guerra civil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário