Diante dos protestos da Argentina contra a exploração de petróleo, o Reino Unido enviou um submarino para reforçar a segurança das Ilhas Malvinas, revelaram hoje os jornais ingleses The Times e Daily Telegraph.
Ontem à noite, o ministro do Exterior da Argentina, Jorge Taiana, protestou pessoalmente junto ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, em Nova York.
A Argentina invoca uma resolução da ONU que exigiria um acordo para a exploração econômica das ilhas, mas o governo britânico alega que a soberania das Malvinas, que chama de Falklands, não está em questão.
A plataforma da discórdia está estacionada a 240 quilômetros das ilhas. Na segunda-feira, começou a perfurar o fundo do mar em busca de petróleo.
Em reunião de cúpula no México, os países latino-americanos deram apoio à reivindicação argentina de soberania sobre as ilhas. A imprensa britânica atribui a crise ao "desespero político" da presidente Cristina Kirchner, que hoje só tem o apoio de 20% do eleitorado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário