Os Estados Unidos anunciaram hoje a captura do comandante militar da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes), mulá Abdul Ghani Baradar, em Caráchi, a maior cidade do Paquistão.
Baradar, um dos fundadores da milícia, em 1994, seria o segundo na hierarquia dos Talebã, atrás apenas do mulá Mohammed Omar. É a prisão mais importante em oito anos de guerra contra o fundamentalismo muçulmano no Afeganistão.
Sob a liderança de Omar, os Talebã tomaram o poder no Afeganistão em 1996 e governaram o país, impondo um regime fundamentalista com característas medievais até 2001, quando foram derrubados pela invasão americana para punir os responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano.
Os Talebã davam proteção no país à rede terrorista Al Caeda, liderada por Ossama ben Laden.
Baradar, considerado um moderado, foi vice-ministro da Defesa do governo dos talebã. Por sua lealdade depois da invasão do Afeganistão pelos EUA, foi promovido a comandante militar pelo mulá Omar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário