A independência da Palestina pode ser declarada antes de um acordo de paz com Israel que defina os limites do novo país, admite o ministro do Exterior da França, Bernard Kouchner.
Em entrevista ao Journal du Dimanche, ele declarou que é "tentado pela ideia", mas reconheceu não estar certo porque poderia ser contraproducente para o processo de paz: "Podemos proclamar imediatamente um Estado palestino e obter reconhecimento imediato da comunidade internacional mesmo antes da negociação de suas fronteiras".
Israel rejeitou a sugestão, alegando que seria uma meia medida contrária aos objetivos da paz. O argumento é que os palestinos ficariam ainda mais intransigentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário