A Alemanha e a França estão arquitetando um plano para oferecer até 50 bilhões de euros para que a Grécia possa pagar suas dívidas neste ano.
Uma das possibilidades é que o governo desses países dê um aval a bancos que comprem títulos da dívida pública da Grécia. O governo grego sondou a possibilidade de fazer um lançamento de bônus. Adiou os planos, diante da pouca receptividade do mercado.
Como a União Europeia não quer abrir o precedente de dar ajuda direta a países em dificuldade, as garantias de crédito seriam uma maneira de estimular o mercado a comprar papéis da dívida grega.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário