Um candidato conservador que quer dolarizar a economia da Costa Rica e aplicar a linha dura no combate ao crime ameaça a vitória no primeiro turno da candidata do governo. Mas o país deve eleger a primeira mulher para a Presidência.
Laura Chinchilla, apoiada pelo presidente Óscar Arias, está perto dos 40% necessários para ganhar no primeiro turno. Na reta final da campanha, ela enfrenta uma arrancada do ex-deputado conservador Otto Guevara e do centrista Otton Solís.
Guevara, do Movimento Libertário, é um advogado formado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que ficou famoso processando os sistemas públicos de saúde e previdência social por desperdício. Ele quer substiuir o colón, a moeda costarriquenha, pelo dólar.
A Costa Rica aboliu o Exército em 1949 e nunca mais teve golpes de Estado. É o país com a melhor distribuição de renda da América Central e cresce mais do que os vizinhos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário