Dois carros-bomba atacaram hoje a peregrinação xiita à cidade sagrada de Carbalá, que fica cerca de 110 quilômetros ao sul de Bagdá.
Pelo menos 41 pessoas morreram e outras 140 saíram feridas. Foi o terceiro ataque em cinco dias contra o Festival da Achura, a principal festa do calendário religioso xiita. Ao todo, mais de cem xiitas foram mortos em atentados terroristas nesta semana.
O ataque foi atribuído à rede terrorista Al Caeda, que tenta sabotar as eleições parlamentares de 7 de março. Não impediu que centenas de milhares de peregrinos prestassem homenagem no túmulo do imã Hussein, um neto do profeta Maomé morto em combate em 680 DC.
Em Caráchi, a maior cidade e o principal centro econômico do Paquistão, uma motocicleta-bomba explodiu ao lado de um ônibus lotado de xiitas, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo outras 40.
Uma segunda explosão visou o Hospital Jinnah, onde os feridos eram tratados. Mais 13 pessoas morreram. A suspeita recai sobre os talebã paquistaneses, que declararam guerra ao governo há um ano e meio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário