Pela primeira vez desde a vitória da Revolução Comunista, a China e a ilha de Taiwan tem uma ligação aérea direta.
O primeiro vôo saiu pela manhã de Beijim e chegou no início da tarde pela hora local, 11h mais cedo do que em Brasília. Três mil turistas do continente estão autorizados a visitar a ilha a cada dia.
Quando os comunistas tomaram o poder, em 1º de outubro de 1949, os nacionalistas fugiram para Taiwan, desde então considerada uma ilha rebelde que o governo de Beijim ameaça anexar, se necessário à força.
A viagem retoma um contato cultural entre as duas Chinas, antes divididas ideologicamente. Com a abertura econômica do regime a partir do lançamento das reformas de Deng Xiaoping, em 1978, Taiwan, ao lado de Hong Kong, foi uma importante fonte de investimento no início do extraordinário desenvolvimento chinês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário