A ameaça de um colapso nas duas maiores empresas de crédito hipotecário dos Estados Unidos derrubou hoje a Bolsa de Valores. O índice Dow Jones chegou a cair mais de 230 pontos, mas terminou com queda menor.
Os culpados são Freddie Mac e Fannie Mac. Essas empresas não dão empréstimos diretamente aos compradores de casa. Financiam e dão garantias às instituições que emprestam aos compradores. São responsáveis por créditos no valor de US$ 5 trilhões.
No final da manhã, as ações das duas empresas tinham perdido metade do valor. Mais tarde, se recuperaram por causa de uma reação imediata, ainda que tardia, do presidente George W. Bush e do secretário do Tesouro, Henry Paulson.
Paulson disse que não promete mudar a natureza das empresas. Isso significa dizer que o governo Bush ainda não pensa em emcampá-las, o que elevaria a dívida pública dos EUA para formidáveis US$ 10 trilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário