O senador Barack Obama, candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em 4 de novembro, chegou hoje ao Iraque depois de visitar o Afeganistão, assinalando uma mudança de prioridade para o conflito afegão, caso conquiste a Casa Branca.
Obama visitou os soldados americanos e se encontrou separadamente com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, um xiita, e o presidente Jalal Talabani, um curdo, a quem reiterou sua proposta de retirar das tropas de combate dos Estados Unidos do país em 16 meses.
Se for eleito, Obama toma posse em janeiro e pretende concluir a retirada em um ano e quatro meses. O primeiro-ministro Maliki, que estava pressionando o governo George Walker Bush a estabelecer um cronograma para a saída das forças americanas, concordou em princípio com o plano de Obama.
Só ficariam no Iraque os militares americanos envolvidos no treinamento das forças de segurança e um pequeno contingente para combater a rede terrorista Al Caeda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário