Uma praça de uma pequena cidade da Alemanha está sendo transformada numa obra de arte gigantesca: a maior reprodução de um quadro do pintor russo Vassili Kandinsky, um dos maiores abstracionistas do século 20.
Em 1909, Kandinsky pintou a Marienplatz de Weilheim, no Sul da Baviera. Quase cem anos depois, o arquiteto Florian Lechner descobriu a existência do quadro quando ele foi posto a venda por uma casa de leilões de obras de arte.
Nascia o projeto Um Kandinsky para Weilheim. Lechner colocou a imagem do quadro num computador, mediu a praça, contou suas lajotas e reduziu as cores do quadro a 39 tons.
A partir daí, pessoas de todas as idades, sendo cerca de 600 estudantes, estão pintando o quadro nos 2,1 mil metros quadrados da Marienplatz. O Kandinsky de Weilheim será entregue ao público no sábado, 2 de agosto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário