No final de uma reunião de cúpula de três dias em Tokayo, no Japão, as maiores potências industriais capitalistas e a Rússia, que formam o Grupo dos Oito, prometeram agir contra as crises mundiais do petróleo, dos alimentos e do aquecimento do planeta. Mas os grandes países em desenvolvimento do Grupo dos Cinco (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) não ficaram satisfeitas porque as promessas são vagas.
Para conter o agravamento do efeito estufa, por exemplo, os países ricos fixaram uma meta de redução nas emissões de gases até 2050, um período enorme, deixando obviamente as ações práticas para os futuros líderes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário