De barbas e cabelos longos amarrados num rabo de cavalo, o líder sérvio na Bósnia-Herzegovina, Radovan Karadzic, o criminoso de guerra mais procurado da Europa, iludiu seus captores durante 12 anos.
Inicialmente, ele se disfarçou de clérigo, por causa de suas ligações com a Igreja Ortodoxa sérvia. Como era poeta e médico psiquiatra, a nova vida de médico lhe caiu melhor.
Karadzic conseguiu emprego numa clínica de terapias naturais e alternativas. Chegou a publicar artigos científicos. Parece que o serviço secreto sérvio sabia onde ele estava.
A mudança para um governo comprometido com a adesão à União Européia ajudou a selar a sorte do Carniceiro da Bósnia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário