LONDRES - Com o apoio de líderes da União Européia, do Norte da África e do Oriente Médio, o presidente da França, Nicolas Sarkozy lançou em Paris no domingo, 13 de julho, a União Mediterrânea, que vai reunir 43 países da Europa e da orla do Mar Mediterrâneo.
Um de seus desafios será envolver a Europa no processo de paz no Oriente Médio, que hoje é muito dependente dos Estados Unidos.
Em Paris, Sarkozy conseguiu reunir o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, assim como o primeiro-ministro do Libano, Fouad Siniora, e o presidente da Siria, Bachar Assad.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário