A maioria dos países do mundo se preocupa com a forte queda da moeda americana nos últimos anos. Mas um novo estudo concluiu que ela continua sobrevalorizada em relação às moedas das grandes economias asiáticas movidas principalmente pelas exportações.
De acordo com o Instituto Peterson de Economia Internacional, o iuã chinês precisaria subir 30% e o iene japonês, 20% em relação ao dólar para haver um equilíbrio nas relações econômicas dos Estados Unidos com a China e o Japão.
Se for para equilibrar a balança comercial americana, o dólar terá de cair muito mais. Isto teria um impacto enorme sobre os EUA e a economia mundial como um todo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário