LONDRES - Como estava previsto, o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, pediu hoje formalmente a prisão do presidente do Sudão, Omar Bachir, denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio em relação ao conflito na província de Darfur. Ele é acusado de tentar exterminar três tribos.
As Nações Unidas estimam que pelo menos 300 mil pessoas foram mortas na província sudanesa de Darfur nos últimos quatro anos e 2,5 milhões foram expulsas de suas casas pelo Exército e milícias leais ao governo islamita de Cartum.
Com medo da reação do governo sudanês, a ONU está retirando seu pessoal não-essencial do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário