domingo, 13 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 13 de Junho

    Em 323 AC, morre aos 33 anos na Babilônia, hoje parte do Iraque, Alexandre, o Grande, da Macedônia, um dos maiores generais de todos os tempos. Filho de Felipe II, da Macedônia, foi discípulo de Aristóteles. 

Aos 16 anos, Alexandre Magno liderou as primeiras tropas em combate. Depois da morte do pai, invadiu o Oriente Médio e em 330 antes de Cristo havia derrotado o Império Persa e conquistado todo o Oriente Médio. Em 327 AC, tomara o Afeganistão, a Ásia Central e o Norte da Índia.

     Em 1381, durante a Revolta Camponesa, um exército camponês liderado por Wat Tyler invade, saqueia e incendeia Londres. Vários prédios públicos são destruídos, prisioneiros libertados e um juiz decapitado.

A Revolta Camponesa tem sua origem na pior pandemia da história, a Peste Negra (1346-53), segunda pandemia da peste bubônica, quando morreram 30% a 60% da população da Europa, com estimativas de mortes variando de 70 a 200 milhões de pessoas. 

A escassez de mão de obra forçou uma alta de salários, mas o Parlamento resistiu à mudança do sistema feudal, aprovou leis para conter os salários e estimulou os proprietários de terra a exercer seus direitos de senhorio e manter a servidão. Quando o Parlamento aprovou uma lei restringindo o direito de voto ao aumentar o valor de um imposto cobrado por pessoa, em 30 de maio de 1381, estourou a Revolta Camponesa.

Wat Tyler, líder rebelde do Condado de Kent marchou sobre Londres com seu exército camponês depois de tomar Maidstone, Rochester e a Cantuária no caminho depois que a corte rejeitou seu pedido de uma audiência com o rei Ricardo II.

No dia seguinte, o rei, de apenas 14 anos, se reuniu com líderes camponeses em Mile End e aceitou acabar com a servidão e com as restrições no mercado de trabalho. Mas a revolta prosseguiu. Tyler tomou a Torre de Londres, na única vez que a fortaleza foi tomada, e executou o arcebispo da Cantuária.

Quando o rei encontrou Tyler em Smithfield, em 15 de junho, o líder rebelde fez novas exigências, inclusive confiscar as propriedades da Igreja. Irritado com a arrogância de Tyler, o prefeito de Londres, William Walworth, o atacou e matou a golpes de espada.

O rei suspendeu as concessões, mobilizou então um exército de 4 mil homens e derrotou a rebelião. Até novembro, pelo menos 1,5 mil rebeldes foram mortos.

    Em 1967, o presidente Lyndon Johnson nomeia o juiz federal Thurgood Marshall como primeiro ministro negro da Suprema Corte dos Estados Unidos. O Senado aprovou a indicação por 69 a 11.

Bisneto de escravos, Marshall nasceu em Baltimore, no estado de Maryland, em 2 de julho de 1908. Marshall se formou em direito em 1933, sob a tutela do advogado defensor dos direitos civis Charles Houston. 

Três anos depois, começou a trabalhar no setor jurídico da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP). De 1938 a 1961, como principal advogado da NAACP, ele defendeu 32 causas junto à Suprema Corte.

    Em 1971, o jornal The New York Times publica os Papéis do Pentágono, ou A História do Processo de Tomada de Decisões dos EUA sobre o Vietnã, uma análise sobre o envolvimento do país na Guerra do Vietnã. Os documentos dos governos John Kennedy (1961-63) e Lyndon Johnson (1963-69) foram roubados por Daniel Ellsberg, um ex-analista do Departamento da Defesa que virou ativista contra a guerra. O governo Richard Nixon (1969-74) tentou proibir a publicação. Em 30 de junho, a Suprema Corte decidiu que o jornal tinha o direito de publicar.

Nenhum comentário: