quinta-feira, 26 de maio de 2011

Toledo apoia Humala no Peru


O ex-presidente Alejando Toledo resolvou hoje se aliar ao escritor Mario Vargas Llosa e apoiar o candidato nacionalista de esquerda Ollanda Humala no segundo turno da eleição presidencial no Peru, a ser realizado em 5 de junho, contra a deputada Keiko Fujimori.

“Decidimos apoiar sem ambiguidades a candidatura de Ollanta Humala”, declarou Toledo, citado pela agência de notícias Efe. “O país está numa encruzilhada, e a aliança Peru Possível tinha de assumir suas responsabilidades perante o país e a História.”

Depois de admitir que “existem dúvidas sobre a candidatura Humala”, por causa do apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o ex-presidente afirmou que “há dados e provas contundentes de corrupção, violações dos direitos humanos e de desrespeito à dignidade peruana no caso da outra candidata.

Toledo foi um dos candidatos de centro-direita derrotados no primeiro turno, em 10 de abril. Isso deixou a disputa entre a direitista Keiko e o chavista Humala, que contratou assessores petistas para melhorar sua imagem, os dois candidatos mais radicais.

Pela última pesquisa, divulgada hoje pelo instituto Datum, Keiko teria 46,9% dos votos contra 41,8% para Humala, enquanto 11,3% seriam brancos ou nulos.

Se forem somados só os votos válidos, Keiko venceria por 52,9% a 47,1%.

Nenhum comentário: