O Partido Socialista Unido da Venezuela, do presidente Hugo Chávez, ganhou as eleições parlamentares de ontem, mas não obteve a maioria de dois terços que lhe permitia mudar a Constituição. A oposição afirma ter obtido 52% do total geral de votos.
Desde a primeira vitória de Chávez, em 1998, os chavistas ganharam todas as eleições venezuelanas. Só perderam um plebiscito com proposta radicais para implantar o que o caudilho chama de "socialismo do século 21".
No domingo, 26 de setembro de 2010, o governo conquistou 98 das 165 cadeiras da Assembleia Nacional.
A oposição, que tinha boicotado as duas últimas eleições legislativas, volta ao parlamento com 65 deputados. Esse número é suficiente para obstruir a aprovação dos projetos mais ousados da revolução bolivarista, que pretende implantar na Venezuela o "socialismo do século 21".
Os opositores acusaram Chávez de mudar a lei eleitoral e usar a máquina do Estados para garantir a vitória.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário