BOSTON, EUA - Na véspera das eleições parlamentares de 18 de setembro de 2010 no Afeganistão, a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) reforçou sua campanha de boicote, sequestrando dois candidatos e 18 funcionários da organização eleitoral.
Cerca de 2,5 mil candidatos disputam 249 cadeiras na Assembleia Nacional.
As forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos e o Exército afegão esperam uma intensa atividade dos extremistas muçulmanos que governaram o país de 1996 ao fim de outubro de 2001, quando foram derrubados pela intervenção militar americana para vingar os atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano.
"O dia das eleições será violento, provavelmente o mais violento do ano", previu Staffan de Mistura, enviado especial das Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário