BOSTON, EUA - O primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt conquistou nas eleições de domingo, 19 de setembro de 2010, o direito de formar um novo governo na Suécia. Sua coligação de centro-direita elegeu 172 dos 349 deputados. Faltaram três para conseguir maioria absoluta.
Em mais uma derrota para a esquerda na Europa, apesar do forte impacto da crise econômica mundial sobre o continente, a aliança formada por social-democratas, verdes e ex-comunistas obteve apenas 157 cadeiras, enquanto a extrema direita entrou pela primeira vez no parlamento, elegendo 20 deputados.
Reinfeldt descartou a possibilidade de se aliar aos Democratas da Suécia, de ultradireita. Quer negociar apoio dos verdes e social-democratas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário