Cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e da Instituição Carnagie, de Washington, nos Estados Unidos, descobiram um planeta semelhante à Terra que poderia ser capaz de sustentar a vida.
A planeta, batizado de Gliese 581 G, orbita uma estrela-anã vermelha da constelação de Libra chamada de Gliese 581. Fica na Via Láctea, a mesma galáxia do sistema solar da Terra, a 20 mil anos-luz de distância. Está tão perto da estrela que completa o movimento de translação ao redor dela em 37 dias.
Como sua temperatura oscila, na média, entre -31ºC e -12ºC, seria capaz de suportara vida. Como Mercúrio, volta sempre a mesma face para a estrela-mãe. Tem assim um lado mais quente e outro gelado.
Os cientistas estimam que 10% a 20% dos planetas da Via Láctea teriam alguma chance de sustentar a vida, o que exige água em estado líquido e atmosfera. São dezenas de bilhões de possibilidades.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário