sábado, 18 de setembro de 2010

Morte de Hendrix faz 40 anos

BOSTON, EUA - Maior guitarrista de todos os tempos e único virtuose da história do rock, James Maurice Hendrix morreu há exatamente 40 anos, em 18 de setembro de 1970, em Londres, engasgado no próprio vômito depois de tomar uma dose excessiva de soníferos para se drogar.

No dia seguinte, num despacho medíocre, ao registrar sua morte, a agência de notícias UPI foi lacônica ao falar de sua contribuição para a humanidade: "Sua música exaltava a cultura de drogas". Ignorou sua genialidade

Jimi Hendrix nasceu em Seattle em 27 de novembro de 1942. Tinha apenas 27 anos, como outros mártires da cultura de drogas, Brian Jones, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain.

Descendente de africanos e índios cherokee, ia fazer carreira militar, mas sofreu um acidente que o livrou da Guerra do Vietnã.

Sua guitarra foi um poderoso instrumento da luta pela paz. Um dos momentos mais sublimes foi sua verão do Hino dos Estados Unidos apresentada no Festival de Woodstock, entrecortada por dissonâncias que produziu o som de bombardeios.

Nenhum comentário: