O governo dos Estados Unidos impôs hoje unilateralmente sanções financeiras contra oito altos funcionários do regime teocrático do Irã acusados de violações dos direitos humanos na repressão à revolta da oposição contra a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em 12 de junho de 2009.
A lista inclui o comandante da Guarda Revolucionária Iraniana e o ministro da Previdência e Seguridade Social. Eles são acusados de prisões arbitrárias, espancamento, tortura, estupro e assassinato de oposicionistas.
"É a primeira vez que os EUA impõe sanções ao Irã por causa dos direitos humanos", destacou a secretária de Estado, Hillary Clinton, ao fazer o anúncio, ao lado do secretário do Tesouro, Timothy Geithner.
No momento, a maioria das sanções são voltadas contra o programa nuclear iraniano, suspeito de estar desenvolvendo armas nucleares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário