Para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, não há sentido em iniciar negociações diretas com Israel se não houver progresso no diálogo indieto lançado em 9 de maio pelo enviado especial dos Estados Unidos, George Mitchell.
O líder palestino não observa nenhum avanço nas questões fundamentais para um acordo definitivo, enquanto o presidente Barack Obama insiste na urgência em iniciar negociações diretas antes do fim da moratória declarada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, da expansão das colônias judaicas nos territórios árabes ocupados.
A suspensão de construções na Cisjordânia, especialmente no setor árabe de Jerusalém, é uma das exigências dos palestinos para negociar a paz.
Durante visita à Casa Branca nesta semana, Netanyahu concordou em iniciar negociações diretas, mas se negou a prorrogar o congelamento da colonização israelense, um problema central das negociações.
A organização não governamental israelense BT'selem denunciou que os colonos já controlam 42% do território da Cisjordânia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário