O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai à reunião cúpula do Grupo dos Vinte (19 países mais rico do mundo e União Europeia) a ser realizada amanhã e depois de amanhã, em Toronto, no Canadá.
A explicação oficial é que Lula ficou por causa da trágica enchente no Nordeste. Dá para acreditar?
É difícil. O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, também não vai. Uma delegação chefiada pelo medíocre e incompetente ministro da Fazenda, Guido Mantega, nem de longe tem o mesmo peso.
Lula e Amorim estão desgastados internacionalmente pela tentativa fracassada de mediação da crise em torno do programa nuclear do Irã. Preferiram esvaziar a participação brasileira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário