O Índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, caiu 1% hoje, encerrando o segundo trimestre de 2010 com perda superior a 10%, o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009, no auge da crise financeira internacional.
As bolsas chegaram a operar em terreno positivo, especialmente na Europa, onde foi revelado que 171 tomaram empréstimos de 132 bilhões com prazo de três meses junto ao Banco Central da Europa para se financiar. Eles não estão conseguindo levantar dinheiro no mercado por causa da crise das dívidas públicas de países da Eurozona.
Mas o mercado esperava que os empréstimos chegassem a 250 bilhões de euros, o que seria um sinal de agravamento dos problemas do setor financeiro europeu, que tem em suas carteiras boa parte das dívidas públicas sob ameaça de moratória.
Com os números decepcionantes do emprego privado nos Estados Unidos, fortaleceu-se no mercado a percepção de que a recuperação mundial enfrenta um momento de estagnação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário