A França prepara o seu pacotão fiscal, antecipado em linhas gerais na semana passada, para poupar 100 bilhões de dólares (cerca de R$ 220 bilhões) e enquadrar seu orçamento até 2013 nas regras do pacto de estabilidade do euro, que prevêem déficit de no máximo 3% do produto interno bruto.
O plano de ajuste fiscal francês, a ser detalhado em breve pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy, prevê cortes de despesas de 45 bilhões de euros e um aumento da arrecadação de 55 bilhões de euros, uma expectativa considerada otimista.
Com os cortes orçamentários em quase todos os países da zona do euro, a expectativa do mercado é de crescimento fraco ou até mesmo uma volta da recessão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário