quarta-feira, 23 de junho de 2010

Argentina fecha leilão de títulos caloteados

A presidente Cristina Kirchner anunciou hoje que o leilão de troca de títulos caloteados na moratória de 2001 terminou com aceitação de 66%, acima dos 60% esperados pelo governo da Argentina.

Isso não acaba com os processos por quebra de contrato nem garante a volta do país ao mercado financeiro internacional, objetivo maior.

"Contando a parte que já havia sido trocada em 2005, no governo Néstor Kirchner, negociamos 92,5% da dívida da moratória de 2001", declarou a presidente argentina, atribuindo o sucesso a seu governo e ao de seu marido.

Ao lado do ministro da Economia, Amado Boudou, ela apresentou o resultado como um sucesso: "Conseguimos a participação de 99% dos japoneses que tinham bônus argentinos, o que era um problema porque é um mercado muito disperso, e de 75% dos italianos."

Cristina Kirchner acrescentou: "Pela primeira vez em 200 anos de história, no ano do bicentenário, fomos capazes de reduzir em 75% a dívida, que foi o principal fator limitante do crescimento da economia argentina nas últimas décadas."

Nenhum comentário: