Os líderes países do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Rússia e Canadá), reunidos em Toronto, no Canadá, criticaram a Coreia do Norte por afundar um navio militar da Coreia do Sul e o Irã por violações de direitos humanos.
Eles apoiaram as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o programa nuclear do Irã e consideraram o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza "insustentável".
Mas não houve acordo sobre a proposta de criar um imposto sobre os lucros dos bancos e as transações financeiras internacionais para criar fundos de combate a futuras crises. O Japão e o Canadá são contra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário