O Irã vai construir um novo reator nuclear de pesquisa "mais poderoso", anunciou hoje o principal negociador do país para a questão nuclear, Ali Akbar Salehi.
Enquanto o presidente Mahmoud Ahmadinejad se declarava disposto a voltar a negociar com as grandes potências "sob certa condições" a serem anunciadas em breve, o Parlamento aprovava moção para reduzir a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Diante de uma audiência que gritava "Morte aos Estados Unidos!", Ahmadinejad manteve o tom de desafio. Ele declarou que "a nação iraniana se reserva o direito de tomar medidas fortes contra qualquer país que viole os direitos do Irã sob o pretexto de cumprir a última resolução" aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O presidente do Parlamento, Ari Larijani, que já foi o principal negociador nuclear do Irã, atacou as potências ocidentais pela aprovação da quarta rodada de sanções contra o programa nuclear do país, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário