Com mais de 9 milhões de votos, o ex-ministro da Defesa Juan Manual Santos está eleito presidente da Colômbia. Ele teve 69% do total contra 28% para o ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, do partido verde, no segundo turno, realizado neste domingo, 20 de junho de 2010.
É uma vitória do presidente Álvaro Uribe e sua política de "segurança democrática" que aplicou a linha dura contra as guerrilhas de esquerda, negando legitimidade democrática às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e ao Exército de Libertação Nacional (ELN).
Durante a campanha, Mockus explorou os pontos fracos do governo Uribe, a corrupção e a aliança velada com grupos paramilitares de direita. Mas a segurança ainda é a preocupação dominante para o eleitorado colombiano, apesar do grande sucesso de Uribe e Santos no combate às FARC.
Santos toma posse em 7 de agosto, depois de oito anos e dois governos de Uribe.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário