Sob intensa pressão japonesa, a Comissão Baleeira Internacional se reúne a partir de hoje em Agadir, no Marrocos para discutir a caça à baleia, proibida comercialmente há 24 anos.
Apesar da proibição, o Japão, a Islândia e a Noruega sempre caçaram baleias. Agora, querem uma suspensão de 10 anos da proibição, que seria substituída por uma caça controlada, com cotas máximas por espécie.
Mas Sociedade para a Preservação de Baleias e Golfinhos entende que a moratória seria uma recompensa para os países que sempre violaram as regras internacionais criadas para proteger espécies ameaçadas de extinção.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário